domingo, 17 de fevereiro de 2008

experiencias incriveis - parte 4

O METRO

New York é isso. O metro de NY resume tudo. Perguntar uma informacao la é como jogar na loteria, a chance de voce fazer a pergunta para um new yorker é praticamente 1 em 1 milhao. Aqui é como o Brasil, ninguem realmente ansceu em New York, todo mundo vem de algum lugar para conseguir a vida.

Capitulo 2
Cresci assistindo séries americanas. E logo nas primeiras vezes que entrei no metro lembrei muito de Mad About You. Fiquei arrepiada de verdade quando vi pessoas tocando saxofone no metro, familias de peruanos (com aquelas flautas insuportaveis) tocando, familias de negros fazendo coral, gente tocando violino, guitarra. Parece que eles realmente levam a serio tocar no metro aqui. Existe até uma associacao de acesso a cultura.

Capitulo 3

00h eu estou no metro com um portugues amigo de uma amiga, falando em portugues com um portugues. Isso é realmente estranho pra mim, mas tenho reparado que quando eu falo em portugues eu falo com sotaque como se estivesse falando ingles. Aquele sotaque insuportavel de americano. Pois é, eu já peguei. Entao... meia noite... os dois conversando dentro do metro, o metro esta lotado, quando de repente uma negra gorda, meio mendiga, com um casaco de la comeca a cantar muito alto no metro. Ela faz uma versao de 'It has to be You', com uma voz maravilhosa. óbvio que nao me restou nada a nao ser derramar uma pequena lágrima. Eu nao tive opcao.

Capitulo 4
Cuidado. Os metros daqui nao fazem o minimo sentido. Nem pra quem mora aqui.

Capitulo 5
Peguei o lado errado sem querer. Fui pedir informacao pra quatro americanas cinquentonas. Uma delas me pergunta de onde eu sou. Respondo. Ela vem me perguntar o que estou fazendo aqui, digo que vim estudar por um mes, ai ela pergunta se estou gostando. Digo que muito. E ela fala sobre meu sotaque. Diz que é quase imperceptivel e que eu nao precisava estudar ingles. Mas ai ela diz que achou incrivel eu ter vindo sozinha para NY para estudar. Sabe que as vezes eu paro pra pensar e tambem acho.

3 comentários:

Eduardo Neto disse...

a música nas ruas é um caso muito à parte daqui de Barcelona tb.
E aqui tem toda uma legislaçao sobre musica nas ruas e nos metrôs. Espaços específicos nas estaçoes, nas calçadas... regras como: no bairro gótico, só se pode tocar música instrumental com instrumentos clássicos....
claro que muita gente dribla isso, mas enfim, a questao musical dá um ar mágico pra qualquer cidade.
besos, guapa!

Anônimo disse...

Mulheres de personalidade forte se viram bem em Nova York ou em qualquer outro lugar. Elas costumam ser mais fortes que os homens.

Helder Gomes disse...

Os musicos das ruas de NY sao deliciosos! E incrivel como o talento se arrasta pela calçada sem ter onde dormir. Um dia, andava eu ali pela zona do Central Park quando uma crew de hip-hop começou a juntar pessoas para uma cena de breakdancing. Muito bom! Outro aspecto maravilhoso da fauna nova-iorquina sao os pregadores da Times Square, os maluquinhos de Jesus, que se fazem acompanhar de cartazes que anunciam o apocalipse e, por isso, aconselham o arrependimento de todos os pecados. Num outro dia, vi um desses tipos a segurar a Biblia Sagrada contra a testa de um homem. Mais um momento brilhante na cidade que nao deixa dormir... (Helder, o amigo portugues da amiga da Ana)