terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Primeira Parada: Fernando de Noronha



Imagine se a ilha de Lost fosse no Caribe, e se em vez de 200 pessoas, tivessem 2 mil, imagine que os Outros não existissem e que golfinhos, tubarões e tartarugas mandassem na ilha. Agora imagine o pôr-do-Sol mais bonito que vc pode pensar. Sim... tudo isso é Noronha. A cidade ilhada. Perdida no meio do Atlântico.

O que chama muita atenção é a força da comunidade. Logo que chegamos lá, com uma câmera embaixo dos braços, a dona da pousada alerta: "Vocês podem não conhecer as pessoas, mas todas elas já sabem o que vocês vieram fazer aqui". Isso me deu um certo medo. Parecia mesmo o Jacob de Lost.

Outro fato inusitado é que eles não gostam muito da cultura das outras cidades. Eles têm um movimento não tão forte cultural, mas forte o suficiente para manter toda aquela mistura trazida de presos, pernambucanos, turistas estrangeiros que fizeram a ilha. E eles mantém. Uma moradora me confirma entusiasmada. "Estamos construindo o primeiro estúdio para gravarmos o disco do maracatu". Bandas de outra cidade são aceitas, mas escuto sobre o show do Cordel do Fogo Encantado: "Eles são bons, mas quem botou pra quebrar mesmo foi a nossa banda local."

Senti medo dos buggys da cidade. Pra quem não sabe, não existem carros lá. Só buggys. Até os taxis parecem ser de crianças. Eles dão medo porque a cidade obviamente não é asfaltada, então tudo pula. Tudo mesmo. E não adianta fazer chapinha, progressiva, escova, nada. Seu cabelo vai ficar feio no final do dia. Mas vale a pena.

Coisas impossíveis de achar:
laranja (a fruta) - me disseram que era pq laranja estraga fácil, e como elas vem de navio, estragam no caminho.
Loja de cd: eu pelo menos não achei. Incluindo livros, discos e cafés.
Lojas de roupas: Lá não tem um centrinho comercial... Rooooupa só numas botiques caras e no Projeto Tamar (mais caro ainda).
Cigarro a 3,10: maior sacanagem. Paguei R$5 o maço!!!!
Coca Light: Inferno de Coca Zero! Humpf

Ps: Primeira parte sobre Noronha. Em breve mais textos, incluindo a passagem do ano lisérgica na praia.

5 comentários:

Leonardo disse...

que inveja... é um dos poucos lugares desse "brasilzão de meu deus" que eu tenho vontade MEEEESMO de conhecer

Eduardo Neto disse...

mol be!

Anônimo disse...

Foto absurda, texto legal, lugar maravilhoso: já me acostumei a ter inveja de você...

Anônimo disse...

adorei. e agurado a passagem de ano lisérgica. bj.

Anônimo disse...

ou você é viciada em lost ou o trabalho lhe subiu à cabeça. Linda foto, hein? beijinhos!